ARTES
A experiência estética, os fazeres artísticos têm feito parte da construção cotidiana de vida desde os primeiros passos dados pelo homem na construção de cultura, quando começou a cantar, dançar, deixar marcas gráficas nos desenhos e pinturas nas cavernas e outros espaços.
O conhecimento de artes envolve: a experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em foco nessa ação criadora. Permitindo aos educando não apenas criar produtos artísticos, mas também apreciá-los, examiná-los, avaliá-los e também permite o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção e a imaginação tanto no fazer, como no apreciar das atividades realizadas.
A arte é a criação e manifestação do poder criador do homem. Criar é transformar e nesse processo o sujeito também se recria.
Ao fazer e conhecer arte, o educando por meio de suas criações artísticas, percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo.
A arte, portanto, é a leitura que o artista faz do mundo que o cerca através de seus sentidos. E um modo privilegiado de conhecimento e aproximação entre indivíduos e outras culturas, pois favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, num plano que vai além do discurso verbal: uma criança ao observar uma dança indígena, estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que a exploração sobre a função dos ritos nas comunidades indígenas e vice-versa. A arte nos ensina que é possível realizar mudanças, ser flexível, ter influência, originalidade, ser capaz de elaborar, avaliar e deixar dentre um grupo maior para conhecer, criar e aprender.
A criação se desdobra no trabalho, portanto este em si necessita que geram as possíveis soluções criaturas. Nem na arte existiria criatividade se não pudéssemos encarar o fazer artístico como trabalho, como um fazer intencional produtivo e necessário que ampliar em nós a capacidade de viver.
O ensino de artes possibilitara aos educando com necessidades educativas especiais o despertar da criatividade, facilitará o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética do homem.
Em arte, a prática pedagógica contemplara a arte visual, a dança, a música e o teatro, cuja organização é semelhante entre os programas.
Estimular a auto-expressão, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades através da criatividade, flexibilidade, sensibilidade, reflexão e agir e prosseguir na busca do conhecimento, identificando a arte como fato histórico, contextualizando-a nas diversas culturas, aproximando-o do universo da humanidade nas suas diversas representações.
MÚSICA
A música sempre esteve associada as tradições e as culturas da época.
Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer músicas para a sala de aula.
A diversidade permite ao aluno a construção de hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade.
O processo de criação de uma composição é conduzido pela intenção do compositor a partir de um projeto musical. Entre os sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos e de outros materiais sonoros.
Uma vez que a música tem expressão por meio dos sons, uma obra que ainda não tenha sido interpretada só existe como música na mente do compositor que a concebeu.
Nas produções musicais em sala de aula, é importante compreender a diferença entre composição e interpretação. Além disso, no processo pedagógico o professor deve trabalhar para que os alunos identifiquem as propriedades dos sons.
Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. A escrita atenta permitir e reconhecer a estrutura musical presente em qualquer produção artística.
OBJETIVOS GERAIS
Estimular as expressões musicais possibilitando a interpretar e conhecer os diferentes ritmos e cultura de cada região, participando de danças e brincadeiras para melhor desenvolver com a sociedade e no ambiente em que vive.