O trabalho na área da Educação Física tem seus fundamentos nas concepções do corpo e movimento representado no corpo características lúdicas, culturais e humanas. Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro abordando as principais influências que marcam e caracterizam esta disciplina e os novos rumos que estão se delineando. No século passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada as instituições militares e a classe médica. Esses vinculados foram determinantes, tanto no que diz respeito a concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e a forma de ser ensinada tendo em vista os fundamentos – corpo e movimento a área de educação física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e uso fruídos pela sociedade. Entre eles se consideram fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidade de lazer, expressão de sentimento, afeto e emoções, social, política e com possibilidade de promoção. Recuperação e manutenção da saúde. Portanto, entende-se da Educação Física como uma proposta de cultura corporal que restabelece a saúde por meios de exercícios, vem favorecer a autonomia para aprimorar suas atividades cotidianas, traçando metas, conhecendo suas potencialidades e limitações, mantendo de uma força dinâmica o conhecimento do seu próprio corpo.
OBJETOS GERAIS
Espera-se que os alunos sejam capazes de: • Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais; • Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência; • Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como concurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais; • Valorizar a auto-estima para que o aluno comece a perceber o quanto é importante estar conhecendo seu corpo, seus limites e sua afeição pelo esporte e pelas atividades a serem desenvolvidas.
Professora Patrícia com os alunos no JOCOP's em São Pedro do Ivaí