Ao iniciar nossas atividades nesse contexto, buscamos com o nome da escola cultivar o pensar globalizado. Adotando algumas referencias teóricas de aprendizagem e de desenvolvimento escolar do aluno como a psicologia cognitiva baseada na teoria do processamento da informação. Podendo-se contribuir para uma reflexão, tanto sobre a possibilidade de fortalecer a capacidade de aprender. Ajudando o aluno a exercer mais controle e levando –os a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem através de ensino estratégicos de aprendizagens. Ocorrendo a teoria sócio-histórica que expressa pelo pensamento de Paulo Freire e Vygotsky, concebe o aluno como ativo no processo de ensino-aprendizagem, ocorrendo nas interações da criança com o meio sociocultural. A partir dessa interação, mediada pela linguagem, a consciência se forma e, num movimento dinâmico, as funções mentais superiores (capacidade de memória, planejamento, argumentação, crítica, etc.) vão se desenvolvendo conforme a intervenção do educador, da família e dos meios materiais, procuramos desenvolver um histórico de processo através do qual o homem produz a sua existência no tempo. È pelo trabalho e pela arte que o aluno vai construindo o mundo histórico e a sua cultura humana.Tornando-os aluno-cidadão que possamos propor a constituição de um ser humano participativo, crítico, moral e conhecedor de si mesmo do mundo e da natureza, com habilidades cognitivas, afetivas e sociais abrindo espaço para o seu futuro e que dentro de sua realidade possa idealizar um mundo melhor.
Seguindo a teoria de Montessori e Vygotsky que desenvolve a aprendizagem ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal); expõe a importância do trabalho em grupo com diferentes idades, no qual o aluno com deficiência mental obtem maior sucesso e tenha uma aprendizagem mais qualitativa. Seguindo estas teorias de Vygotsky e montessori, apresenta maior contribuição no entendimento do complexo de processo de aprendizagem humana. Propondo o interacionismo, baseando em uma visão de desenvolvimento cognitivo e toda função no desenvolvimento cultural de um sujeito aparecendo primeiro no nível social, entre pessoas, e depois no nível individual, dentro dele próprio.
Criamos estratégias para trabalhar o raciocínio do aluno através de conteúdos propostos, mas não temos a intenção de ditar a mesma forma de aprendizagem para todos. Precisamos oferecer um ambiente preparado e profissional treinado a orientar a caminhada de cada aluno e principalmente para avaliar o seu desenvolvimento através das seguintes matérias: Linguagem, Matemática, História, Geografia, Ciências.
Todos os conteúdos são internalizados pelos alunos não importando que ordem eles seguem, sendo de conhecimento do professor através de verificação bimestral, registros e montagem de portifólio das atividades e projetos desenvolvidos. Tornando-se fundamental os encontros individuais com os pais, o portifólio é o documento fundamental a ser compartilhado com os pais.
O objetivo do ensino fundamental está em: compreender e exercer a cidadania – participação política e social no exercício de direitos e deveres – na sua rotina, agindo com solidariedade, cooperação, justiça, respeito ao próximo e consigo mesmo; conhecendo e valorizando a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio –culturais, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em pré-conceito e diferenças mental, físicas e culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. Contribuir para a melhoria do meio ambiente; conhecer e cuidar do próprio corpo agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva; utilizar diferentes fontes de informação e linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para produzir e expressar idéias.